Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Sintomas do câncer de próstata: como identificar os sinais da doença

Silenciosa, os primeiros sinais da doença surgem quando o quadro já está avançado
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 13/12/2022

Criado em 2003, na Austrália, o movimento Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde a fim de prevenir e diagnosticar precocemente as doenças que atingem os homens.

É bastante comum que eles adiem ao máximo as visitas ao médico e recorram a um profissional apenas quando apresentam sinais mais agudos. O problema é que não são todas as enfermidades que se manifestam. Os sintomas de câncer de próstata, por exemplo, surgem apenas quando o quadro já está em fase avançada. Abaixo, o Dr. Ricardo Ferro, urologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, dá mais detalhes sobre o quadro responsável pela maioria dos casos de câncer entre os homens.

Quais são as causas do câncer de próstata?
A próstata é uma glândula que compõe o sistema reprodutor masculino. Seu papel é produzir e armazenar as secreções que formam o líquido seminal, mais conhecido como sêmen. O câncer de próstata pode decorrer de alterações genéticas, mas está principalmente ligado a fatores ambientais, como:

· Alimentação nutricionalmente pobre;

· Tabagismo;

· Sedentarismo;

· Obesidade.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de próstata? 
Como mencionamos acima, a grande maioria dos sintomas do câncer de próstata só aparecem quando a doença está em fase avançada. Nesse sentido, os principais sintomas são:

· Dificuldade para começar a urinar;

· Sensação de bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro;

· Incontinência urinária;

· Dor ao ejacular ou urinar;

· Presença de sangue no sêmen ou no xixi;

· Perda de peso excessiva;

· Dores ósseas em várias partes do corpo.

**Quando procurar um médico urologista?
**O médico urologista deve ser consultado periodicamente. Entretanto, homens com ascendência africana ou histórico familiar de câncer de próstata devem passar pela avaliação anual a partir dos 45 anos, enquanto os demais devem seguir essa orientação após os 50.

 **Como é feito o diagnóstico?**Para diagnosticar o câncer de próstata, o médico realiza o exame físico (toque retal) e o laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico - PSA). “Se houver uma suspeita diagnóstica, realizamos uma biópsia da próstata, ou seja, coletamos pequenos fragmentos da glândula para analisá-los”, complementa o especialista. Para definir como será o tratamento do câncer de próstata, o médico leva em conta alguns aspectos: estágio da doença, idade e condições de saúde do paciente.

“A partir dos valores do PSA e do resultado da biópsia, estabelecemos se o caso é de baixo, moderado ou alto risco; além do estágio da doença. Entre as opções de tratamento estão a radioterapia, hormonioterapia e a cirurgia robótica”, detalha o Dr. Ricardo.

**Qual é a importância do diagnóstico precoce?
**A principal complicação causada pela descoberta tardia do câncer de próstata é a impossibilidade de cura. Além disso, quanto mais a doença avançar, maiores serão os riscos de impotência sexual e incontinência urinária, uma vez que será necessário utilizar terapias mais agressivas.

 Prevenção do câncer de próstataPara prevenir, o Dr. Ricardo orienta: “Mantenha hábitos saudáveis. Pratique atividades físicas, não fume, controle o peso corporal, cuide da alimentação, durma bem e não abuse de bebidas alcoólicas”.

Por fim, o médico destaca que além do câncer de próstata, o Novembro Azul alerta para a saúde do homem como um todo. “Nós, homens, deveríamos fazer como as mulheres: ao iniciar a adolescência, precisamos procurar um urologista e prosseguir com avaliações periódicas”, conclui.

**Atendimento ambulatorial
**Você tem cuidado da sua saúde? Mantenha seus exames periódicos em dia e em caso de algum desconforto, não deixe de buscar ajuda de um profissional. O Centro Médico Águas Claras conta com médicos altamente capacitados para o atendimento de diversas especialidades. Você pode agendar sua consulta por meio da nossa central de Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico