A prostatite é uma inflamação que acomete a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga nos homens. Ela pode ser de caráter agudo ou crônico e provoca sintomas como dor e dificuldade para urinar. Veja a seguir mais informações sobre a doença e como ela é tratada.
O que é prostatite?
A prostatite é a inflamação da próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga nos homens. Essa condição pode manifestar-se de forma aguda ou crônica, acarretando desconforto significativo
Causas da prostatite
As origens da prostatite são diversas e incluem infecções bacterianas ou virais, distúrbios do sistema imunológico, problemas neuromusculares e até lesões na região pélvica.
Prevenção
Algumas medidas que contribuem para a prevenção da prostatite incluem:
-
Manter uma higiene pessoal adequada;
-
Praticar sexo com o uso de preservativo;
-
Promover uma boa saúde geral;
Sintomas de prostatite
Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem:
-
Dor ou desconforto na área pélvica;
-
Dor ao urinar;
-
Aumento da frequência urinária;
-
Febre.
Quando a prostatite é crônica, os sintomas podem ser menos intensos, porém, mais duradouros.
Alguns sinais clássicos de prostatite podem ser confundidos com os sintomas de câncer de próstata, de câncer de bexiga e até mesmo de bexiga hiperativa. Por isso, em caso de suspeita, é importante procurar um médico o quanto antes para obter o diagnóstico correto.
Qual médico procurar?
Na suspeita de prostatite, o urologista é o especialista indicado para avaliar e tratar a condição.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da prostatite envolve uma revisão detalhada dos sintomas, histórico médico e um exame físico, incluindo o toque retal para avaliação do tamanho, textura e sensibilidade da próstata. Exames adicionais, como análise de urina, podem ser requisitados para identificar possíveis infecções.
Leia mais: veja os sintomas e tratamentos para câncer na bexiga
Tratamento para prostatite
O tratamento para a prostatite varia conforme a causa dela. Se for decorrente de uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos. Além disso, medicamentos para alívio da dor e inflamação também podem ser recomendados.
Nos casos crônicos, o tratamento pode ser mais desafiador, envolvendo o uso de antibióticos e outros medicamentos por mais tempo.