Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Fibrose pulmonar: entenda quais são as causas, os sintomas e tratamentos

Cicatrizes nos pulmões provocam enrijecimento do tecido e interferem na respiração
HAC
Equipe Hospital Águas Claras - Corpo Clínico Atualizado em 25/10/2022

À medida que envelhecemos, é natural que nossa disposição física não seja a mesma que a de uma pessoa mais jovem. Entretanto, ainda que frequente, quando a fadiga surge, não podemos simplesmente assumir que é “coisa da idade” sem antes consultar um profissional, pois esse pode ser o indício de alguma alteração, como a fibrose pulmonar, por exemplo.

Neste artigo, o Dr. Rodrigo Biondi, intensivista e coordenador do Núcleo de Assistência Ventilatória do HBR (Nuav), traz informações sobre o tema a fim de promover conscientização e, consequentemente, aumentar os índices de diagnóstico precoce.

O que é fibrose pulmonar?

Os pulmões são órgãos rosados, esponjosos, flexíveis (têm capacidade de expandir e encolher), estão localizados na caixa torácica e compõem o sistema respiratório. Quando, por algum motivo, surgem cicatrizes nessa estrutura, o tecido pulmonar fica mais enrijecido difusamente e a pessoa passa a ter dificuldade para respirar. Esse processo é chamado fibrose pulmonar, uma doença rara e mais frequente em pacientes com mais de 50 anos.

Qual a diferença entre fibrose cística e fibrose idiopática?

O Dr. Rodrigo Biondi chama atenção para as diferenças entre fibrose cística e fibrose idiopática para que, dessa forma, seja aplicada a melhor conduta médica. “A fibrose cística é uma doença genética e rara, caracterizada pela produção de secreções mais espessas, com início dos sintomas na primeira infância. Nesse sentido, as manifestações mais comuns são sintomas respiratórios como falta de ar e tosse crônica produtiva (com catarro). Apesar da semelhança dos sintomas, ela se difere da fibrose pulmonar idiopática (FPI) por se tratar de uma condição genética, hereditária e capaz de afetar – além dos pulmões – o sistema digestivo e as glândulas sudoríparas. A FPI não tem causa definida e surge ao longo da vida.”

O que pode causar a fibrose pulmonar?

As causas da fibrose pulmonar incluem:

  • Inalação de substâncias como poeira, madeira e mofo;

  • Lúpus;

  • Artrite reumatoide;

  • Tabagismo;

  • Exposição a poluentes (fumaça automotiva, substâncias químicas agrícolas, por exemplo);

  • Refluxo gastroesofágico;

  • Covid-19.

Outros fatores de risco são histórico familiar e idade superior a 50 anos.

A fibrose pulmonar pode ser sequela da Covid-19?

“Síndrome pós-Covid” e “Covid longa” são os nomes dados para as sequelas do vírus que surgem algum tempo depois da recuperação dos pacientes. A fibrose pulmonar é uma delas, pois a inflamação do Sars-CoV-2 provoca uma infecção pulmonar que deixa fibroses nos órgãos. Por ser algo ainda muito recente, o especialista alerta para a necessidade de manter o acompanhamento médico a fim de monitorar a evolução do problema.

Quais são os sintomas de fibrose pulmonar?

Como mencionamos anteriormente, os sintomas de fibrose pulmonar são bastante parecidos com as manifestações de outras condições respiratórias e aspectos relacionados com o envelhecimento. Sendo assim, o Dr. Rodrigo reafirma a importância de consultar um pneumologista para obter o diagnóstico correto. Fique atento aos sinais abaixo:

  • Falta de ar;

  • Tosse seca persistente;

  • Cansaço aos mínimos esforços sem motivo aparente;

  • Perda de apetite;

  • Perda de peso.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da fibrose pulmonar envolve equipe multidisciplinar composta por áreas como pneumologia e radiologia, visto que os principais exames solicitados são de raios X e tomografia computadorizada.

A fibrose pulmonar tem cura?

Infelizmente, não existe cura para a fibrose pulmonar. Porém, os tratamentos proporcionam qualidade de vida ao paciente.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento da fibrose pulmonar é combater o tabagismo. O pneumologista ainda pode indicar o uso de corticoides, imunossupressores e medicações antifibróticas. Outras medidas importantes são relacionadas com a rotina: reabilitação respiratória, alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Núcleo de Assistência Ventilatória (Nuav): referência em atendimento de alta complexidade

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras, referência em atendimento de alta complexidade, conta com o Núcleo de Assistência Ventilatória (Nuav), voltado para avaliação e cuidado integral de pacientes com problemas pulmonares. Nossos especialistas atuam em diversas áreas que envolvem as doenças torácicas e suas complicações, desde o atendimento emergencial e a internação até o acompanhamento e a reabilitação pós-alta.

Nosso maior diferencial é contar com uma equipe médica de excelência que trabalha 24 horas com o que há de mais atual em terapias e técnicas de assistência ventilatória. Nossos profissionais apresentam participação ativa em diversos protocolos de pesquisa nacionais e internacionais, inclusive os que envolvem pacientes com covid-19. Dessa forma, identificamos, de forma ágil, os mais diversos quadros respiratórios, aplicando abordagens especializadas para os casos mais graves, que são encaminhados para a terapia intensiva.

Também oferecemos o atendimento ambulatorial, que permite uma análise clínica criteriosa e individualizada a fim de orientar o tratamento mais adequado para cada caso. No Centro Médico Águas Claras, contamos com estrutura confortável e profissionais altamente capacitados para atendimento ambulatorial em diversas especialidades, incluindo a pneumologia. Você pode agendar seu atendimento por meio da nossa central de Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.

Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico
Escrito por
HAC

Equipe Hospital Águas Claras

Corpo Clínico